70 Anos Açúcar UniãoQuando perguntei para as “fadas do bolo” qual livro elas se inspiravam para as receitas, vieram com um livrinho velho, amassado, desses que a gente usa sem parar – o volume que eu consultei é o VOLUME 4, mas no link a seguir tem todos os livros: LIVRO DO AÇÚCAR UNIÃO, comemoração dos 70 anos. Quantos anos tem o Açúcar União agora?

Meu pai me contou que era febre colecionar as embalagens para depois, trocar pelos livrinhos. E a mulherada participava. Mandava receitas. Era um orgulho ser escolhida. Imagine? Fazer parte do livrinho do Açúcar União…
Levei o livro para o quarto. Leitura da noite, competindo com Vargas Llosa. Desculpe, Vargas Llosa! Fiquei com o açúcar União.
E descobri preciosidades. Devem ter várias outras, mas fica difícil escolher. Tive que fazer opções – talvez pelo clima frio, pelo momento, pelo lugar. Se estivesse na praia, as escolhas seriam outras, acho. E fiquei imaginando essas senhoras, a casa que viviam, os bolos que assavam… porque no livrinho, colocam o nome da rua! De cada uma dessas senhoras. Adorei. Quem tem ainda esses livrinhos? Eu nunca colecionei embalagem de nada. Não tenho o menor saco! Acho que não tenho organização também para isso. E também nem sei se ainda fazem isso… leite moça, açúcar União, chocolate do frade… ainda fazem isso?
Minhas escolhas foram – BOLO PRETO A MODA DO MACHICO, BOLO DE MEL E CAFÉ CABOCLO (Afinal, é o café do açúcar união, ou era…), E BOLO DE NOZES NATALICE. Vamos a eles.
BOLO PRETO A MODA DO MACHICO (Não sei o porque desse nome e nem conexão na internet eu tenho para pesquisar… pesquisem por mim!), da Dona Isaaq Banor Vieira.
Veja aqui a Receita de Bolo Preto a moda do Machico

Veja aqui a Receita de Bolo de Mel e Café Caboclo

Veja aqui a Receita de Bolo de Nozes Natalice

Esse eu NÃO FIZ AINDA. Achei engraçado não derreter o chocolate, apenas bater com as nozes. Fiquei intrigada com a receita que achei “estranha” no jeito de fazer…
Quem quiser se aventurar primeiro do que eu…

5 Responses so far.

  1. Anonymous disse:

    Dri, a Fernanda, da Gula, está querendo falar com você. Ela lhe mandou um e-mail há alguns dias e está esperando seu contato.br /super beijos,br /Dorka

  2. Anonymous disse:

    Adriana,br /br /Vamos ver se hoje consigo que este comentário chegue até você. Sou fã de carteirinha dos quot;Ovos Quebradosquot; e lendo seu último post sobre o Açúcar União, decidi eenviar um link que encontrei há alguns dias.A União digitalizou todas as suas publicações, enfim, todos os livros de receitas disputadíssimos em priscas eras depois de pacientemente termos juntado recorte dos saquinhos ou coisa que o valha. Já não me lembro mais das peripécias que faziamos para conseguir aqueles tesouros açucarados. Pois bem, espero que você se divirta com todos eles e….sem precisar juntas cupons!br /Sou a Vic, amiga de sua mae!br /Bjs e quebre sempre muitos e muitos ovos !

  3. Anonymous disse:

    Adriana,br /br /Só faltou o Link, não é? br /br /Coisas de quem já juntou muitos cupons ao longo da vida e anda já meio gagá…br /br /http://www.ciauniao.com.br/bibliotecabr /br /bjs

  4. Dri Haddad disse:

    OI VIC! Vamos fazer um bolo juntas…pode marcar com a minha mae! E eu ja sabia que voce era fã do blog porque minha mae me contou! Obrigada…e adorei voce ter me mandado o link! Vou olhar!br /Beijobr /Adri

  5. Anonymous disse:

    Adorei o link! Uma delícia de viagem ao passado!br /Dri, você já entrou em contato com a Fernanda? Estou curiosa.br /beijos,br /Dorka

Leave a Reply


Novos Posts

CASA EM OBRA

Posted on nov - 19 - 2014

11 Comments

Natal 2014

Posted on nov - 13 - 2014

0 Comment

Aula Sem Glúten

Posted on set - 24 - 2014

0 Comment

Simplesmente Gourmet Epicerie

Posted on set - 22 - 2014

0 Comment

Quem me ajuda a quebrar os ovos

  • Lu Haddad, Estampas Exclusivas
  • Livraria da Vila
  • Fernanda Zarattini - Arquitetura
  • Melt Design