Ingredientes
5 tabletes de fermento (aquele, da geladeira)
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de leite morno
1 xícara de água morna
1 xícara de manteiga
6 ovos ligeiramente batidos
1 colher de chá de raspas de limão
2 colheres de chá de raspas de laranja
1 colher de café de noz moscada
1 colher de chá de sal
1 lata de leite condensado
farinha de trigo o suficiente para dar ponto mole. (Lá vai minha mãe e suas receitas suuuuuuuper precisas… lembram-se do post que escrevi sobre medidas? Agora saiu uma matéria no Caderno Paladar, do Estado de São Paulo, falando justamente sobre isso… não tenho culpa dos cadernos antigos terem medidas assim, e aliás, espero que eles nunca acabem…) portanto, quem não souber o que é ponto mole… AZAR!!!!!!
2 xícaras de frutas cristalizadas
1 xícara de uvas passas

Modo de Preparo
Dissolver os tabletes de fermento no açúcar, juntar o leite e a água e misture bem. Acrescente a manteiga, os ovos, as raspas de limão e laranja, a noz moscada, o sal, o leite condensado, batendo muito bem.
Acrescente a farinha de trigo AOS POUCOS e, quando não der mais para bater, passe para o mármore e continue juntando a farinha e sovando a massa. (fica mole, até começar a fazer bolhas e a desgrudar das mãos e do mármore) – reze para a sua massa começar a aparecer as “tais” bolhas… eu não tenho culpa!!! Mas que dá certo, dá!!!!!!!
Divida a massa em duas partes iguais e junte a cada uma METADE DAS FRUTAS CRISTALIZADAS E DAS PASSAS.
Amasse bem para tudo ficar bem distribuído.
Colocar em formas próprias (eu já disse que comprei as minhas na loja chamada BONDINHO) forradas com papel manteiga. Deixe em lugar seco para crescer até quase encher as formas.
Quando estiverem bem cheias, faça um corte em forma de cruz, coloque no centro um pedaço de manteiga, pincele gema e asse em forno médio a 175 graus por uma hora e vinte minutos mais ou menos. Desenforme ASSIM que retirar do forno e solte o papel. Dão dois panettones grandes.
E quer saber?
eu gosto de deixar assim, no papel mesmo. E embrulhar com fita.
AINDA DÁ TEMPO!!!!! Podem esquecer a fila do supermercado e ir para a cozinha fazer panettone. (ICH! Tem que ir no supermercado do mesmo jeito!!!!!! Comprar as coisas… só que tenho colocado receitas para fazer no Natal já faz um mês!!!!! Teve cheesecake polonês, bolo húngaro, panettone caseiro e panettone profissional, panforte de figos e amêndoas, bolo de chocolate com avelãs e café, bolo de maçã com especiarias, bolo de tâmaras com calda toffee… JURO, só não fez quem não quis!!!!!!).
Acho que vou quase quase encerrando o Natal. Agora tenho que pensar no Ano Novo para vocês.

Novos Posts

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Posted on out - 4 - 2016

2 Comments

Vasos

Posted on ago - 29 - 2016

0 Comment

Próximas Aulas Mês de...

Posted on ago - 29 - 2016

1 Comment

Blues & Greens

Posted on ago - 15 - 2016

1 Comment