Ingredientes
125 grs de açúcar IMPALPÁVEL – nenhum bicho de sete cabeças, supermercado tem da União inclusive – é o açúcar de confeiteiro -tem um escrito IMPALPÁVEL – MAS quem não achar use açúcar de confeiteiro normal.
125 grs de farinha de AMENDOA – aí não dá para substituir mesmo. A farinha de amêndoa é leve, dá delicadeza ao doce que nenhuma outra farinha consegue. Não adianta usar farinha de castanha de caju, avelã, etc etc, tem mesmo que ser farinha de amêndoas.
pitada de sal – SEMPRE! Dá “cor” ao doce e equilibrio de sabor.
150 grs de açúcar refinado
100 grs de clara (pois é… tem receita que coloca as claras em GRAMAS – eu sempre ODIEI isso – detesto fazer contas – prefiro uma clara, duas claras,etc etc, MAS a orientação é a seguinte – 20 grs é o peso da gema, 30 grs é o peso da clara) ou seja, de três a quatro claras. Eu tinha sete, certo? Bati uma mesma massa para dois macarons – um da quinta, um da sexta. MAS o macarron SALGADO dá para diminuir no açucar refinado e aumentar um pouco o sal, certo?

Modo de Preparo
Passar o açúcar impalpável, a farinha de amêndoa e o sal pelo processador. Peneirar e reservar.
Misturar o açúcar refinado com a clara em uma panela e levar ao fogo baixo até que a msitura fique morna. NÃO DEIXE A MISTURA FERVER – máximo de temperatura – 65 graus…
Retire do fogo e coloque na batedeira em VELOCIDADE ALTA até que a mistura se pareça com um merengue. Retire da batedeira e incorpore a mistura de farinha delicadamente até a massa ficar homogêna.
BEM DIFERENTE do jeito de fazer da Nigella. MAS O PONTO EM COMUM de todos os livros é TEMPERATURA. Macarron é sempre FORNO BAIXO, para ficar crocante por fora e macio e úmido por dentro.
Forre uma bandeja com papel manteiga (de BOA QUALIDADE, senão gruda tudo MESMO – melhor ir em casa especializada). Faça vários círculos do mesmo tamanho, mantendo uma distância de 5 cm entre os macarons.
Leve ao forno PRE AQUECIDO a 150 graus por 10 minutos.
Diminua a temperatura do forno para 130 graus e deixe por mais dez minutos. (em forno DESREGULADO É DIFÍCIL!!!!!!!!)
Retire do forno e deixe esfriar.
Com uma espátula retire os macarons da assadeira e recheie-os.
DICAS DO LIVRO PARA DECORAR – Assim que terminar de fazer os círculos de massa e ANTES da massa ir para o forno, decore-os polvilhando com chocolate granulado, pistache moido, chocolate em pó, orégano, amêndoa laminada, pimenta calabresa…

Novos Posts

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Posted on out - 4 - 2016

2 Comments

Vasos

Posted on ago - 29 - 2016

0 Comment

Próximas Aulas Mês de...

Posted on ago - 29 - 2016

1 Comment

Blues & Greens

Posted on ago - 15 - 2016

1 Comment