Ingredientes
70 ml de leite morno
15 grs de FERMENTO FRESCO (ler minhas considerações acima a respeito dos tipos de fermento)
500 grs de farinha de trigo
15 grs de sal
6 ovos
350 grs de manteiga amolecida
30 grs de açúcar
ovo batido (uma gema com uma colher de sopa de leite)

Ponha o leite e o fermento em um recipiente e mexa até dissolver. Ponha a farinha, o sal, os ovos em uma batedeira elétrica com GANCHO para pães (dá para fazer à mão… MAS requer uma certa paciencia e um pouco de força no braço!!!!!), despeje o leite com o fermento nessa mistura. Deixe em velocidade baixa para misturar e amassar POR CINCO MINUTOS. Raspe tudo o que grudou e continue batendo em VELOCIDADE MÉDIA por mais dez minutos. A massa, nesse momento, deverá estar LISA E BEM MISTURADA.
Em outra vasilha, misture a manteiga com o açúcar. Adicione um pouco à massa e com a batedeira novamente em VELOCIDADE BAIXA, acrescente o restante da manteiga e açúcar. Bata mais DEZ MINUTOS em velocidade média até a massa ficar MUITO BRILHANTE E LISA. Deixe a massa “descansando”, cubra com um pano e deixe por duas horas (até dobrar de volume).
Depois, estique e amasse a massa duas ou três vezes com a mão, cubra NOVAMENTE e deixe na geladeira para ser usada até 24 horas depois (senão, congele!).
Com a massa de brioche, podemos fazer várias coisas. Dessa vez, eu fiz o jeito clássico, em forma para brioche mesmo. Mas durante o blog, vamos fazer de outros jeitos também.

Quem for fazer o bolo de cerejas com baunilha, faça ESSA MASSA, certo?

Novos Posts

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Posted on out - 4 - 2016

2 Comments

Vasos

Posted on ago - 29 - 2016

0 Comment

Próximas Aulas Mês de...

Posted on ago - 29 - 2016

1 Comment

Blues & Greens

Posted on ago - 15 - 2016

1 Comment