cowsline_lafromagerie

QUE SAUDAAAAAAAADE! Toda vez que chove três dias seguidos, me dá isso: urgência de Londres. Sim, para quem não sabe, morei lá por quatro anos em uma dessas casinhas típicas inglesas, com tijolo, lareira vitoriana, jardim com morangos silvestres, janelas pretas e para arrematar o conjunto, uma praça na frente. Quem leu meu insano ano de 365 bolos, também já leu várias histórias de Londres. Mas sempre vai faltar. Essa cidade vibrante, encantada, cheia de cantos secretos, tem de tudo. Eu fiz meus cantos secretos, lugares que se não ia todo dia, ia quase. Sério.

Um desses lugares,  quase em frente à minha casa, se chama LA FROMAGERIE. TODOS OS DIAS, eu parava nessa lojinha minúscula, charmosíssima, para escolher nosso “queijo da noite”. Podia ser um queijo de cabra macio, podia ser um queijo azul bem forte, ou um cheddar como só os ingleses sabem fazer. Podia ser da França, da Itália, da Inglaterra, de Portugal. Tanto faz. Os vendedores já me conheciam, sabiam que eu vinha em busca do queijo da noite. Claro que eu já podia comprar os queijos da semana, mas aí como parar lá para sentir o cheiro único do lugar, experimentar as melhores azeitonas, comprar um pouco de chocolate, e em último caso, treinar meu inglês com pessoas também não tão inglesas assim: poloneses, espanhóis, dinamarqueses? Essa rotina, de atravessar a praça quase noite, quase escuro, parar nessa absurda lojinha, chegar em casa, tirar os queijos dos sacos de papel. Fatiar um pão com nozes, abrir um vinho, esperar o Fábio chegar, acender velas.  Esse era meu momento mágico em Londres, essas sensações únicas que em cada lugar sentimos diferente.

tasting_lafromagerie

shopfloor_lafromagerie

 

O LA FROMAGERIE também tinha outra lojinha em outro bairro, que eu também ADORAVA. Fim de semana era quase obrigatório para mim era tomar café da manhã por lá. Mais espaçoso, com mesas para sentar, eu podia passar o dia.

Resultado: de tanto frequentar o lugar, acabou aparecendo uma vaga para a cozinha. Mandei curriculo e tudo. Esperava todo dia chegar a resposta. Quando chegou, no mesmo dia, recebi a notícia que estava grávida da Yasmin!!!!!! Ou seja, nunca cheguei a trabalhar no LA FROMAGERIE, mas quase! Posso dizer que sou da casa. (aliás, vi no site deles, que estão precisando de um sous chef. Quem se atreve? Experiências únicas são assim. Tem que dar na louca.)

Depois, vendo um DVD JAMIE OLIVER, descobri que esse lugar também é seu favorito. Lá, compra “segredinhos” para seus pratos.

Outro desses cantos, também marcantes, também inesquecíveis é a loja de queijo chamada NEAL´S YARD CHEESE SHOP, porque além de ficar em um dos lugares mais bacanas de Londres, o BOROUGHT MARKET, ai se compra o melhor CHEDDAR DA TERRA: O MONTGOMERY CHEDDAR. A gente já via a fila de longe. Fazia parte da rotina aos sábados. Ficar nessa fila divertida, também. Explico: ficar um certo tempo nessa fila permitia duas coisas: uma: experimentar vários queijos que alguns vendedores iam circulando por ali. dois: beber café da MOMOUTH COFFEE enquanto esperávamos. E quando chegava a nossa  vez, sem pressa: tome o tempo que quiser, experimente o que precisar, fique tranquilo. Verdadeiríssimo conceito SLOW FOOD é assim. Ninguém estressado. Saíamos de lá invariavelmente, com o MONTGOMERRY, um excelente pão que se vendia ali e algum chutney que escolhíamos na hora. Antes de chegar em casa, alguma ponte, alguma praça, algum parque participavam da nossa sessão devora. Ainda bem que na volta para casa, tínhamos ainda a chance no La Fromagerie.


neals_yard_tastings_new neals_yard_boroughmarket

é isso. Sou ENLOUQUECIDA por queijos. Queria repartir com vocês. Lembranças. Sabores…quem estiver de passagem  marcada para Londres já sabe o que me trazer!!!!!!!!!

neals_yard_cheesecare_pic

 

Categories: Ovos Quebrados, Viagens

One Response so far.

  1. Therezinha disse:

    Vc nos faz passear por lá… e deu vontade desses queijos!

Leave a Reply


Novos Posts

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Posted on out - 4 - 2016

2 Comments

Vasos

Posted on ago - 29 - 2016

0 Comment

Próximas Aulas Mês de...

Posted on ago - 29 - 2016

1 Comment

Blues & Greens

Posted on ago - 15 - 2016

1 Comment