Taba do cacique Tibiriça. Não, não enlouqueci, não. A jóia beneditina do centro de São Paulo era a taba do cacique Tibiriça… traduzindo – estou falando do MOSTEIRO SÃO BENTO.Acho tão óbvio que ele não podia faltar aqui no blog justo na época da Páscoa – e com ele, ENCERRO essa semana de bolos por um tempo. Claro que vou fazer os bolos. Só não vou escrever – porque vou estar por aí… e, claro, que depois eu conto tudo, tudinho. Entre bolos e aventuras.
Precisava encerrar com CHAVE DE OURO – e fui até o MOSTEIRO para contar para vocês. (volto no meu aniversário – dia 16 de abril, gente!)
Eu TENHO A ILUSÃO de fazer um bolo com os monges – ILUSÃO MESMO! Eles vivem no claustro e a forma de prepará-los só é transmitida a outro monge. E acho que eu DISFARÇADA DE MONGE não ia pegar bem, né? Além do que mentir é pecado. OU SEJA – tenho que me contentar que não vim a essa vida em forma de monge, portanto, nada de receitas. MAS não dá para deixar passar bolos e pães com nomes como DOMINUS, ANGELORUM, BENEDICTUS, CANTABONA, LAETARE, SANTA ECOLÁSTICA, DOM BERNARDO, SÃO BENTO. E cada um, com uma história, um mosteiro, uma região do mundo. Eu achando que estava com relíquias aqui em casa com meus livrinhos… até descobrir que ESSAS RECEITAS são seculares e estavam guardadas no ARQUIVO DA ABADIA. Imaginem só…

ORA ET LABORA – principio básico da vida nos mosteiros… A OCIOSIDADE É INIMIGA DA ALMA. (é melhor eu tomar meus cuidados, agora de férias, vou me ocupar de ver o mar, comer, ver o mar, comer. Serve?) e a regra inclui que todo mosteiro deve ser construido de tal forma que tenha padaria, pomar, oficina, horta. Assim se ocupa a alma, mas também se ocupa o físico. Viram? é o que estou tentando fazer: ORA ET LABORA.
E como só em SAMPA tem certas coisas… anotem essa dica para corpo e alma: BRUNCH AOS DOMINGOS NO MOSTEIRO. Eu já reservei o meu, é claro! E não é todo domingo – pesquisem. Acho que são dessas coisas imperdíveis para fazer em São Paulo.
E aí – sabem o que descobri? CURSO DE CANTO GREGORIANO. Sintam só:  “como solfejar e compreender a notação quadrada medieval. Não é necessário conhecimento musical anterior, mas é importante SABER OUVIR E SER AFINADO. Como eu não preencho nenhum dos dois requisitos mencionados, o canto não é para mim. Pelo menos, o gregoriano. Que eu adoro. Acho lindíssimo. Combina com dias de chuva. E saibam que TODO DOMINGO as dez horas da manhã, tem a missa no mosteiro com canto gregoriano. TUUUUUDO DE BOM.
Eu comprei um BOLO ESPECIAL DA PASCOA.
Comi por vocês. Vale cada centavo. BOLO PASQUALE – de chocolate, vinho, ameixas. UM PECADO!!!!!
E com esse INCRÍVEL BOLO SANTO, encerro a quarta-feira. BOLO DA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO. Vou sumir. Mas volto.
FELIZ PÁSCOA A TODOS!!!!!!
ORA ET LABORA.

One Response so far.

  1. kerginaldo sady ribeiro disse:

    gostaria de receber no meu e-mail se possivel receitas

Leave a Reply


Novos Posts

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Posted on out - 4 - 2016

2 Comments

Vasos

Posted on ago - 29 - 2016

0 Comment

Próximas Aulas Mês de...

Posted on ago - 29 - 2016

1 Comment

Blues & Greens

Posted on ago - 15 - 2016

1 Comment