DSC_0014 DSC_0016 DSC_0019 DSC_0034 DSC_0041 IMG_1379 IMG_1386 IMG_1342 IMG_1384Comecei o dia já diferente, quase como se fosse o dia do casamento (exagerada!!!!),…aquela expectativa gostosa do que iria acontecer mais tarde, quem viria, quem não viria, as risadas, os bolos. Quantos? E o tempo? Com a tempestade que caiu no sábado, nada estava garantido.

Acordei mais pilhada do que o normal, fiz a Vanessa arrastar comigo (pelo menos umas três vezes) a mesa nada leve, de madeira, pela casa. Fiz o Fábio manobrar o xodó do jipe (aquele, da mão contrária , que todo mundo pára para olhar!)  bem longe da garagem, despachei as crianças para a minha mãe para manter a casa organizada por mais quatro horas, só até o início da festa maluca. Resolvi colocar a mesa nada leve na tal da garagem sem o jipe da mão contrária. Liguei para a Lu, minha irmã, para saber em quantos segundos ela chegaria, já que seria a responsável absoluta pela decoração da festa. Nos cinco segundos que faltavam para ela chegar, mudei de opinião outra vez, e taca Vanessa arrastando a mesa mais uma vez para o quintal. Chove. Não chove. Chove. Não chove. Acho que fiquei com torcicolo de tanto olhar para o céu. Não chove. Ponto. Se chover, as pessoas, que eu não tinha mais a menor noção de quantas seriam, poderiam comer bolo em cima da mesa, no banheiro, sei lá. E os bolos poderiam ser  empilhados na cama. Comecei a delirar, já sei. Onde eu iria enfiar 60 bolos e o dobro de pessoas? Hã? Alguém pode me dizer? Ainda bem que a Lu chegou  Espantou o delírio como fumaça e entrou com flores coloridas, saquinhos coloridos para a pipoca, bandeirinhas de maçã  para cada um escrever seu bolo, sua receita. Espalhou por aí, pratos de papel com pedaços de chocolate,merengues e passarinhos. Pura arte. E começamos a enfeitar a minha coleção de batedeiras antigas com flores e guarda chuvinhas. Nas mesas, toalhas com xícaras para o café, espátula para cortar os futuros bolos, guardanapos, muitos. Pratos, mais ainda. Açúcareiro antigo com baunilha. E ela resolveu que eu tinha que colher laranjas e limões para colocar em uma cesta de palha. (cá entre nós, acho que foi só para me tirar de perto, para ter um pouco de sossego).

Com tudo quase certo, chega o primeiro bolo. E com ele, veio a Dorothea, minha grande amiga húngara, sem seus deliciosos livros, esquecidos em São Paulo, mas com uma receita nova, de ganso manco ou algo assim. E acreditem se quiser: como ela foi a primeira, me permiti MUDAR A MESA JÁ DECORADA,  COM TOALHA E TUDO, mais uma vez de lugar: de volta para a garagem E antes de chegar o quarto bolo, mudei mais uma vez. Entenderam o drama?

Ela foi seguida pelo bolo da minha infância, enoooorme, feito pela minha mãe para comemorar o nosso aniversário (meu e dela!)- a história desse bolo está por aí, nos textos do ovos quebrados. Aí, chegou um coração, em homenagem a minha avó. Seguido da frase ” A PARTY WITHOUT A CAKE IS JUST A MEETING”, frase de Julia Child, trazido pela Rita, com sua filha de cachos encantados e amêndoas na bandeja. Aí veio um Rocambole Bêbado, seguido por um Bolo de Guiness, para ninguém achar que essa festa é para fracotes. O rum e o conhaque também deram as caras, junto com bananas. Aí chegou Bolo de Chocolate, e mais Bolo de Chocolate, mas esse, de maçãs verdes, brilhante. E um ALTO E FOFO, com goiabada derretendo dentro. E outro de ameixas com cream cheese, que arrancou suspiros, ao lado da canela, da baunilha, da maçã.

A chuva não veio, mas os bolos não paravam de chegar, espalhados por aí. Para experimentar todos, impossível. Mas tinha que andar pelo quintal, atravessar laranjas e crianças enlouquecidas, já com pipocas esmagadas pelo chão. E todo mundo trocando receitas, escolhendo sus preferidos, tirando a prova mais uma vez. Chegaram dois bolos quase gêmeos, ao mesmo tempo, os dois com cobertura de chocolate e morangos. Mas um não tinha nada a ver com o outro. Um era brigadeiro, ovos. O outro era puro abacate. Feito pela minha outra irmã, a Mari, em uma onda vegana.

Em meio aos bolos, ganhei um avental lindo de morangos. E chegaram também os aventais novos do ovos quebrados, para mães e filhas, feitos de açúcar pela Pat Toyama…lindos de morrer!

O Rafael, perguntava sem acreditar na minha resposta…”mamãe, posso comer mais um pedaço de bolo?????” já com a cara melecada de chocolate e ouvia da mãe apenas um grunhido- e saia feliz da vida, com uma fatia gigante de bolo de banana, fruta campeã do dia, pensando que enlouqueci. O FUBÁ, dessa vez, não deu as caras. E quem iria trazer os brigadeiros, não veio. E outra amiga minha, com dengue, outra, com filha com febre e outra, com dor nas costas. E assim vai a vida. Entre problemas, uma pausa. Uma fatia de bolo, uma xícara de chá, mais problemas, algumas vezes. E outras, apenas nuvens, forma de dinossauro. Ou algodão doce.

O dia acabou. O jipe voltou para a garagem. A mesa continuou onde tinha que estar. Alguns farelos de bolos espalhados por aí. As risadas já distantes, cheias de caramelo. Eu AMO essa festa.

Obrigada a todos vocês que estiveram aqui, repartindo comigo seus bolos, suas histórias, suas receitas. Foi meu melhor 40!!!!! Inesquecível.

Estou juntando as receitas dos bolos que passearam por aqui. APROVEITEM!!!!! São todos deliciosos, cada um à sua maneira.

 

BOLO DE BANANA PRATA, SEMENTES E UVA PASSA

100 grs de manteiga em ponto de pomada

1 xícara de açúcar peneirado

3 ovos inteiros

1 1\2 xícara de banana prata bem madura, amassada.

3 xícaras de farinha de trigo peneirada

1 colher de sopa cheia de fermento em pó

1 colher de chá de canela em pó

5 cravos

1 1\2 xícara de leite integral

1 xícara de chá de uva passa escura

1 xícara de chá de uva passa clara

2 xícaras de chá de frutos secos variados: amêndoas, nozes, castanha de caju, castanha do Para.

Amêndoas em lascas para decorar.

 

PRE PREPARO

Ferver o leite com a canela e o cravo. Deixar esfriar e coar.

Deixar as uvas passas hidratando em uma tigela com água.

Peneirar a farinha e o fermento juntos.

Untar e polvilhar duas formas de bolo inglês.

PREPARO

Bater na batedeira os ovos, adicionando aos poucos o açúcar e a manteiga.

Quando estiver homogêneo, ainda batendo, adicionar a banana, a farinha peneirada com o fermento, o leite.

Tirar da batedeira, adicionar as uva passas e os frutos secos, misturando com uma espátula.

Colocar metade da massa em cada forma, salícar as lascas de amêndoas por cima e assar por 45 minutos, 180 graus.

 

BOLO DE MAÇÃ

MASSA

3 ovos

3 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

1 colher de sopa de canela

3\4 de xícara de óleo

1 colher de sopa de fermento

 

RECHEIO

3 xícaras de maçã picada, com a casca

1 xícara de uva passa sem semente

1 xícara de nozes picadas

PREPARO

Bater ligeiramente os ingredientes da massa- fica pesada mesmo.

Antes de assar, misture os ingredientes do recheio.

Asse em forma de buraco, untada e enfarinhada, por aproximadamente 1 hora em forno médio.

 

BOLO DE CHOCOLATE DA VÓ JUDITH

3 xícaras de açúcar

7 colheres de sopa de manteiga

4 ovos (claras batidas em neve)

1 xícara de chocolate do padre

1 vidro de leite de coco

a MESMA MEDIDA do vidro de leite de coco, com LEITE DE VACA.

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Peneirar todos os ingredientes secos – isso dá LEVEZA ao bolo!!!!!

Bater o açúcar com a manteiga, adicionar o chocolate, a farinha, o leite de coco, o leite de vaca e bater muito bem.

Em outra vasilha, bater as claras em neve, depois misture as gemas e bata bem.

DICA: Coloque uma pitadinha de sal para deixar ela bem montada

Coloque as claras em neve com as gemas e misture tudo lentamente com a mistura de chocolate e farinha. Coloque o fermento no final, mexendo bem devagar.

Unte uma forma com manteiga e peneire a farinha para o bolo não grudar.

Coloque no forno pré aquecido a 180 graus e deixe crescer.

O bolo está pronto quando você enfiar um palito (Ou faca!) e ele sair limpinho, sem nada grudado!

P.S.- Nesse bolo de hoje, incrementei com pedacinhos de chocolate 70 por cento, colocados na massa antes de assar.

 

ROCAMBOLE BÊBADO

4 ovos

4 colheres de sopa de açúcar peneirado

4 colheres de sopa de farinha de trigo

100 grs de manteiga

3 colheres de sopa de chocolate do padre

Bater as claras em neve.

A parte, bater as gemas com o açúcar e a manteiga, depois acrescente o chocolate e a farinha, e por último, coloque a clara em neve.

RECHEIO

1 pacote de manteiga

1 ovo

1 xícara de açúcar

1 xícara de chocolate do padre

Primeiro, bater a manteiga com o açúcar, acrescente o ovo, depois o chocolate.

RUM A VONTADE senão não fica bêbado…

Por último, acrescentar uma lata de creme de leite, sem soro.

Deixar na geladeira até a hora de rechear.

PREPARO

Colocar a massa do rocambole em uma forma retangular grande, para a massa ficar fininha, mais ou menos com 1.5 cm de altura.

Untar a forma com manteiga e farinha e assar em forno bem baixo- 160 graus. Ficar de olho para não queimar já que a massa é bem fininha.

Desenformar a massa do rocambole em um pano de prato e ir espalhando metade do recheio. Enrolar o rocambole puxando o pano de prato, conforme for fazendo. Se quebrar a massa um pouco, não tem problema porque vai cobrir o rocambole com a outra metade do recheio…

BOLO DE MAÇÃ VERDE COM CHOCOLATE

Bater em creme:

100 grs de manteiga em temperatura ambiente

250 grs de açúcar

Juntar, UMA A UMA, seis gemas, batendo sempre até ficar super cremoso.

Acrescentar:

4 colheres de sopa de chocolate em pó meio amargo

4 colheres de sopa de farinha de rosca.

Enquanto isso, bater no LIQUIDIFICADOR:

100 grs de castanha do pará

e ralar 3 maçãs verdes.

Misturar a massa do bolo com as castanhas e as maçãs e por último e bem delicadamente, 6 claras em neve.

COBERTURA:

1 lata de creme de leite sem soro

150 grs de chocolate meio amargo

Derreter o chocolate em banho maria e acrescentar o creme de leite morno. Espere esfriar um pouco para espalhar sobre o bolo.

LUDLAD – PÉ DE GANSO

Ingredientes:

Para a massa

3 ovos

6 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de chá de essência de baunilha

1 colher de sopa cheia de manteiga

5 colheres de sopa de farinha de trigo

 

Para o recheio:

3 gemas

3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa rasa de farinha de trigo

1 colher de sopa bem cheia de chocolate em pó

200 g de chocolate meio amargo

1/2 copo de café forte

90 g de manteiga

3 colheres de sopa de açúcar

Cerejas em calda

 

Para a cobertura:

200 g de chocolate meio amargo

½ copo de café forte

 

Preparo:

Bata bem as  gemas com o açúcar e a essência de baunilha. Junte a manteiga e  bata mais.

Bata as claras em neve e acrescente a farinha de trigo. Junte às gemas e misture delicadamente.

Unte uma forma  de tamanho médio, de fundo falso com manteiga e farinha, despeje a massa e levar ao forno médio para assar.

 

Numa panela coloque as gemas e o açúcar, misture bem e leve ao fogo em banho-maria. Junte o chocolate derretido e o café. Mexa até engrossar e deixe esfriar.

Bata a manteiga com o açúcar até formar uma massa leve e branca, junte-a o  creme de chocolate já frio.

 

Drene as cerejas, umedeça a massa já assada com a calda. Coloque as cerejas sobre a massa e coloque o creme de chocolate por cima.

Leve o chocolate para derreter juntamente com o café.  Quando engrossar, aparecendo o fundo da panela quando mexe, despeje em cima do bolo.

Categories: Um bolo por dia

3 Responses so far.

  1. Renata BH disse:

    Dri, adorei!!!!! Quero uma festa do bolos quando for a Campinas!!! Amei este post!!! Saudade de vcs!!! Bjo!!!

  2. Rita disse:

    Muito legal, Dri!!
    A proposito, a receita do ” BOLO DE MAÇAS” é aquela da “Bel?”, que eu A>M>E>I ???
    Vou fazer… correndo!!!
    Sabe uma coisa que vc esqueceu de citar?
    ” RESERVADO_ FABIO. NÃO TOQUE”
    KKKKK!!!
    A Duda amou tudo, e principalmente a “delicada reserva!” PArece que na proxima ela ja tem varias amigas que querem ir… Aí eu me pergunto…
    “Por que será???” :)
    Beijo

  3. rebeca disse:

    Deve ter sido um dia tão divertido… e saboroso!

Leave a Reply


Novos Posts

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Posted on out - 4 - 2016

2 Comments

Vasos

Posted on ago - 29 - 2016

0 Comment

Próximas Aulas Mês de...

Posted on ago - 29 - 2016

1 Comment

Blues & Greens

Posted on ago - 15 - 2016

1 Comment